segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Livro de Daniel Capítulo IX









1     No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus,

2     No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.

3     E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

4     E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos;

5     Pecamos, e cometemos iniqüidades, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos;

6     E não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, como também a todo o povo da terra.

7     A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós a confusão de rosto, como hoje se vê; aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, e a todo o Israel, aos de perto e aos de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas rebeliões que cometeram contra ti.

8     Ó Senhor, a nós pertence a confusão de rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, porque pecamos contra ti.

9     Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele,

10     E não obedecemos à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por
intermédio de seus servos, os profetas.

11     Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se para não obedecer à tua voz; por isso a maldição e o juramento, que estão escritos na lei de Moisés, servo de Deus, se derramaram sobre nós; porque pecamos contra ele.

12     E ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós, e contra os nossos juízes que nos julgavam, trazendo sobre nós um grande mal; porquanto debaixo de todo o céu nunca se fez como se tem feito em Jerusalém.

13     Como está escrito na lei de Moisés, todo este mal nos sobreveio; apesar disso, não suplicamos à face do Senhor nosso Deus, para nos convertermos das nossas iniqüidades, e para nos aplicarmos à tua verdade.

14     Por isso o Senhor vigiou sobre o mal, e o trouxe sobre nós; porque justo é o Senhor, nosso Deus, em todas as suas obras, que fez, pois não obedecemos à sua voz.

15     Agora, pois, ó Senhor, nosso Deus, que tiraste o teu povo da terra do Egito com mão poderosa, e ganhaste para ti nome, como hoje se vê; temos pecado, temos procedido impiamente.

16     Ó Senhor, segundo todas as tuas justiças, aparte-se a tua ira e o teu furor da tua cidade de Jerusalém, do teu santo monte; porque por causa dos nossos pecados, e por causa das iniqüidades de nossos pais, tornou-se Jerusalém e o teu povo um opróbrio para todos os que estão em redor de nós.

17     Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo, e as suas súplicas, e sobre o teu santuário assolado fazes resplandecer o teu rosto, por amor do Senhor.

18     Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.

19     Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome.

20     Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus,

21     Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde.

22     Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.

23     No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão.

24     Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.

25     Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.

26     E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.

27     E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.




Os próximos estudos vão nos revelar uma das mais incríveis e fascinantes profecias de todo o Livro de Daniel. Elas revelarão sobre os eventos que estão acontecendo no céu que claramente indicam a aproximação do final da história da terra.

Eventos que são especificamente boas novas para o povo de Deus,  mas  também são especificamente  más notícias para o poder do chifre pequeno. A profecia de Daniel 8 e 9 é a mensagem principal encontrada no livro de Daniel.


Aqui Daniel dá - nos a profecia de mais longo tempo de toda a Bíblia.



O Panorama dos Impérios


As profecias de Daniel são melhores entendidas quando seguem certos princípios de interpretação, tais como a repetição e a expansão. As grandes profecias de Daniel continuamente vão tratar da mesma história, repetindo os impérios do passado. 


Mas, cada sucessão profética adicionará mais detalhes sobre o tempo do fim, o Apocalipse bem atual, com todos os acontecimentos se encaminhando e se encaixando para o Tempo do Fim. Daniel 8 e 9 vão discorrer parte da mesma seqüência de Daniel 2 e 7.



 
By google.




1.  Quando Daniel teve a visão de Daniel 8?

(Daniel 8:1 -  2) .



“1     NO ano terceiro do reinado do rei Belsazar apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio.

2     E vi na visão; e sucedeu que, quando vi, eu estava na cidadela de Susã, na província de Elão; vi, pois, na visão, que eu estava junto ao rio Ulai.”



Nota:
Esta visão é dada próximo ao fim do reinado de Babilônia. Interessantemente, vamos ver que ela não começou com a Babilônia, mas com a Medo - Pérsia.






 
By google.



2. Que animal viu Daniel dando marradas para o Ocidente, para o norte e para o sul e 
quem  este animal representa? 

(Daniel 8 : 3 - 4 e 20).


“3     E levantei os meus olhos, e vi, e eis que um carneiro estava diante do rio, o qual tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos, mas um era mais alto do que o outro; e o mais alto subiu por último.

4     Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir; nem havia quem pudesse livrar-se da sua mão; e ele fazia conforme a sua vontade, e se engrandecia.”



20     Aquele carneiro que viste com dois chifres são os reis da Média e da Pérsia,”



 
By google.




3.  Que animal vinha do ocidente sem tocar no chão e o que ele representava? 

(Daniel 8 : 5 e 20).

  “5     E, estando eu considerando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; e aquele bode tinha um chifre insigne entre os olhos..”



 20     Aquele carneiro que viste com dois chifres são os reis da Média e da Pérsia,”


Nota: Perceba como a profecia segue a mesma seqüência como em Daniel 2 e 7. Depois da Medo-Pérsia veio a Grécia. O notável chifre representa o primeiro rei da Grécia, Alexandre o Grande. A expansão macedônica em direção à Ásia, iniciada na época de Filipe II, prosseguiu com Alexandre.

 Em 334 A.C., na batalha de Grânico, na Ásia Menor, foram derrotados os persas. Conquistadas as cidades gregas do litoral, até então submetidas ao domínio persa, o exército de Alexandre venceu novamente os persas, na batalha de Isso (333 A.C.), dominando a Fenícia e a Palestina.

 No Egito, Alexandre, proclamado ‘Filho de Amom’ pelos sacerdotes, empreendeu a fundação da cidade de Alexandria, no delta do rio Nilo, que logo se projetaria como centro comercial e cultural. Na batalha de Arbelas ou Gaugamelas (331 A.C.), os persas de Dario III foram derrotados e conquistadas as capitais do Império Aquemênida. 






 By google.



4.  O que o bode fez ao carneiro? 
(Daniel 8 : 6 - 7).


 “6     E dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres, ao qual eu tinha visto em pé diante do rio, e correu contra ele no ímpeto da sua força.

7     E vi - o chegar perto do carneiro, enfurecido contra ele, e ferindo-o quebrou-lhe os dois chifres, pois não havia força no carneiro para lhe resistir, e o bode o lançou por terra, e o pisou aos pés; não houve quem pudesse livrar o carneiro da sua mão.”




 Nota: A expansão macedônica em direção à Ásia, iniciada na época de Filipe II, prosseguiu com Alexandre. Em 334 A.C., na batalha de Grânico, na Ásia Menor, foram derrotados os persas. Conquistadas as cidades gregas do litoral, até então submetidas ao domínio persa, o exército de Alexandre venceu novamente os persas, na batalha de Isso (333 A.C.), dominando a Fenícia e a Palestina.


No Egito, Alexandre, proclamado ‘Filho de Amom’ pelos sacerdotes, empreendeu a fundação da cidade de Alexandria, no delta do rio Nilo, que logo se projetaria como centro comercial e cultural. Na batalha de Arbelas ou Gaugamelas (331 A.C.), os persas de Dario III foram derrotados e conquistadas as capitais do Império Aquemênida.





By google.


5. O que aconteceu a grandeza de seu poder? O que tomou o seu lugar? 
(Daniel 8 : 8 e 22).;


 “8     E o bode se engrandeceu sobremaneira; mas, estando na sua maior força, aquele grande chifre foi quebrado; e no seu lugar subiram outros quatro também insignes, para os quatro ventos do céu.” 


22     O ter sido quebrado, levantando-se quatro em lugar dele, significa que quatro reinos se levantarão da mesma nação, mas não com a força dele.


Nota:  Em poucos anos, Alexandre o Grande conquistou o mundo. Mas, subitamente, ele morreu na Babilônia com a idade de 32 anos. Após a morte de Alexandre (323 A.C.) começou no vasto Império a disputa pela sucessão. 

Os mais importantes generais de Alexandre travaram entre si a luta pelo poder, abalando a aparente unificação política do Império, que, afinal, revelou-se frágil. As diferenças étnicas, lingüísticas e culturais, e os interesses das classes dominantes provinciais mostraram-se mais fortes do que a unidade promovida por Alexandre, mergulhando o Império na Anarquia.

 Seus dois herdeiros foram assassinados e quatro de seus generais assumiram seu poder. Ptolomeu tomou o Egito, Lisímaco tomou a Trácia (Bulgária), Cassandro tomou a Macedônia (Grécia), e Seleuco tomou a Síria (incluindo Turquia, Iraque e Iran).



6. O que veio de um dos quatro ventos do céu? 

(Daniel 8 : 9) 


 “9     E de um deles saiu um chifre muito pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa.” 




7. Este chifre pequeno permaneceu como um chifre pequeno? 
(Daniel 8 : 10 - 24).


 “10     E se engrandeceu até contra o exército do céu; e a alguns do exército, e das estrelas, lançou por terra, e os pisou” 



“24     E se fortalecerá o seu poder, mas não pela sua própria força; e destruirá maravilhosamente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os poderosos e o povo santo. ”



8.  Como o chifre pequeno se tornou muito forte, que cinco coisas ele fez? 

(Daniel 8 : 11 - 12).


“11     E se engrandeceu até contra o príncipe do exército; e por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra.

12     E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou.”



Nota: Não estamos tratando só com o império romano pagão. Nos últimos dias do império romano, o chifre pequeno mudou sua forma. Se tornou um poder cristão/pagão que lançou por terra a verdade de Deus, praticando, prosperando e destruindo a verdade do santuário de Deus.

 Em Daniel 7, o chifre papal cresceu da besta romana pagã. Em Daniel 8, o mesmo símbolo representa ambos os poderes, mostrando a conexão próxima entre a Roma papal e Roma pagã. Então o chifre pequeno de Daniel 8 representa Roma em seus dois estágios ou fases. Em Daniel 2 Roma é representada pelas suas duas pernas de ferro, sendo uma de cada fase do poder romano.




By google.


9. Que pergunta Daniel ouviu por acaso em Daniel 8:13? 


“13     Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados?” 


Nota:  Daniel ouviu dois seres santos falando no céu e um deles perguntava: Quanto tempo será esta visão que começa com a Medo - Pérsia e termina com Roma papal?



10. Quanto tempo seria necessário para o santuário ser purificado? 
(Daniel 8 : 14).

“14     E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.”


Nota:  2300 dias literais é um pouco mais de seis anos. De acordo com Daniel 8, os 2300 dias abrangeriam a Medo - Pérsia, Grécia e os poderes romanos pagão e papal. 


By google.



 11. O que representa um dia em profecia bíblica? 


(Ezequiel 4 : 7).


“7 durante quarenta dias, tempo que eu determinei para você, um dia para cada ano. Olhe para o cerco de Jerusalém e, com braço desnudo, profetize contra ela. ” 


Nota:  No tempo profético na Bíblia, um dia simboliza um ano. Veremos mais tarde neste estudo, quão precisa esta profecia é. 



By google.


12. O que foi dito a Daniel para fazer com a visão das noites e manhãs? 
(Daniel 8:26).


“26     E a visão da tarde e da manhã que foi falada, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias muito distantes.” 


Nota:  Todos os outros aspectos desta visão foram claramente interpretados por Daniel. Mas, quando chegamos ao ponto em que a interpretação deveria ser dada para a purificação do santuário, dissemos que aquela visão estaria selada, pois se referia a um futuro distante (ver também Daniel 8 : 17).


17     E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo.





13. O que aconteceu a Daniel então?  
(Daniel 8 : 27).


“27     E eu, Daniel, enfraqueci, e estive enfermo alguns dias; então levantei-me e tratei do negócio do rei. E espantei-me acerca da visão, e não havia quem a entendesse.”


Nota: Daniel ficou apático pela visão e não pode compreendê-la. Quando ele viu tudo o que o poder do chifre pequeno fez ele caiu exausto e ficou doente.





By you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário