domingo, 14 de julho de 2013

Livro de Daniel Capítulo IV







 
By google.




1     NABUCODONOSOR rei, a todos os povos, nações e línguas, que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada.

2     Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo.

3     Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração.

4     Eu, Nabucodonosor, estava sossegado em minha casa, e próspero no meu palácio.

5     Tive um sonho, que me espantou; e estando eu na minha cama, as imaginações e as visões da minha cabeça me turbaram.

6     Por isso expedi um decreto, para que fossem introduzidos à minha presença todos os sábios de Babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do sonho.

7     Então entraram os magos, os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores, e eu contei o sonho diante deles; mas não me fizeram saber a sua interpretação.

8     Mas por fim entrou na minha presença Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses santos; e eu lhe contei o sonho, dizendo:

9     Beltessazar, mestre dos magos, pois eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil, dize-me as visões do meu sonho que tive e a sua interpretação.

10     Eis, pois, as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: Eu estava assim olhando, e vi uma árvore no meio da terra, cuja altura era grande;

11     Crescia esta árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra.

12     A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e toda a carne se mantinha dela.

13     Estava vendo isso nas visões da minha cabeça, estando eu na minha cama; e eis que um vigia,
um santo, descia do céu,

14     Clamando fortemente, e dizendo assim: Derrubai a árvore, e cortai-lhe os ramos, sacudi as suas folhas, espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela, e as aves dos seus ramos.

15     Mas deixai na terra o tronco com as suas raízes, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais na erva da terra;

16     Seja mudado o seu coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ele sete tempos.

17     Esta sentença é por decreto dos vigias, e esta ordem por mandado dos santos, a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele.

18     Este sonho eu, rei Nabucodonosor vi. Tu, pois, Beltessazar, dize a interpretação, porque todos os sábios do meu reino não puderam fazer-me saber a sua interpretação, mas tu podes; pois há em ti o espírito dos deuses santos.

19     Então Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito por uma hora, e os seus pensamentos o turbavam; falou, pois, o rei, dizendo: Beltessazar, não te espante o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar, dizendo: Senhor meu, seja o sonho contra os que te têm ódio, e a sua interpretação aos teus inimigos.

20     A árvore que viste, que cresceu, e se fez forte, cuja altura chegava até ao céu, e que foi vista por toda a terra;

21     Cujas folhas eram formosas, e o seu fruto abundante, e em que para todos havia sustento, debaixo da qual moravam os animais do campo, e em cujos ramos habitavam as aves do céu;

22     És tu, ó rei, que cresceste, e te fizeste forte; a tua grandeza cresceu, e chegou até ao céu, e o teu domínio até à extremidade da terra.

23     E quanto ao que viu o rei, um vigia, um santo, que descia do céu, e dizia: Cortai a árvore, e
destruí-a, mas o tronco com as suas raízes deixai na terra, e atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e a sua porção seja com os animais do campo, até que passem sobre ele sete tempos;

24     Esta é a interpretação, ó rei; e este é o decreto do Altíssimo, que virá sobre o rei, meu senhor:

25     Serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.

26     E quanto ao que foi falado, que deixassem o tronco com as raízes da árvore, o teu reino voltará para ti, depois que tiveres conhecido que o céu reina.

27     Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade.

28     Todas estas coisas vieram sobre o rei Nabucodonosor.

29     Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de Babilônia,

30     Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?

31     Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino.

32     E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.

33     Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.

34     Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.

35     E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?

36     No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus senhores; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada.

37     Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.




 
By google.






Deus trabalha pacientemente. Nabucodonosor parecia dar passos largos na direção certa, mas repetidamente recaía ...  Finalmente, Deus tomou atitudes drásticas e parece que Nabucodonosor reconheceu o Deus verdadeiro. Deus é paciente conosco como Ele foi com Nabucodonosor. Mesmo se nós escorregamos e caímos, Ele ainda nos ama. Ele quer nos salvar, mais do que nós queremos ser salvos. Os vencedores nos dias finais serão aqueles que tem um profundo relacionamento pessoal com Jesus, individualmente aqueles que tem sido verdadeiramente convertidos a Deus ...




O Sonho de Nabucodonosor.

1.  Quem é o autor do capítulo 4 de Daniel? (Daniel 4 : 1).



“1     NABUCODONOSOR rei, a todos os povos, nações e línguas, que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada.”



2.  O que foi que Nabucodonosor teve prazer em contar para nós? (Daniel 4 : 2 - 3).



“2     Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo.
3     Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração.”








 
By google.


3.  Quem Nabucodonosor convocou primeiro para interpretar seu sonho? (Daniel 4 : 4 - 6)


“4     Eu, Nabucodonosor, estava sossegado em minha casa, e próspero no meu palácio.

5     Tive um sonho, que me espantou; e estando eu na minha cama, as imaginações e as visões da minha cabeça me turbaram.

6     Por isso expedi um decreto, para que fossem introduzidos à minha presença todos os sábios de Babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do sonho.”





4.   Eles puderam interpretar o sonho desta vez? (Daniel 4  :7)



“7     Então entraram os magos, os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores, e eu contei o sonho diante deles; mas não me fizeram saber a sua interpretação.”



Nota: No capítulo 2 de Daniel, os homens sábios não puderam contar a Nabucodonosor o que foi o seu sonho. Agora, o sonho foi dado a eles, mas ainda assim, eles não puderam decifrar a interpretação ao rei.





 
By google.




5.  Quem Nabucodonosor chamou finalmente? (Daniel 4 : 8 - 9).

“8     Mas por fim entrou na minha presença Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses santos; e eu lhe contei o sonho, dizendo:

9     Beltessazar, mestre dos magos, pois eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil, dize-me as visões do meu sonho que tive e a sua interpretação.”



 6.  Complete os espaços em branco com relação a visão que Nabucodonosor relatou a Daniel em Daniel 4 : 10 - 16 .


“10     Eis, pois, as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: Eu estava assim olhando, e vi uma árvore no meio da terra, cuja altura era grande;

11     Crescia esta árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra.

12     A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e toda a carne se mantinha dela.

13     Estava vendo isso nas visões da minha cabeça, estando eu na minha cama; e eis que um vigia, um santo, descia do céu,

14     Clamando fortemente, e dizendo assim: Derrubai a árvore, e cortai-lhe os ramos, sacudi as suas folhas, espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela, e as aves dos seus ramos.

15     Mas deixai na terra o tronco com as suas raízes, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais na erva da terra;

16     Seja mudado o seu coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ele sete tempos.”






7.  Qual foi o propósito deste sonho? (Daniel 4 : 17).


“17     Esta sentença é por decreto dos vigias, e esta ordem por mandado dos santos, a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele.”

Nota: Somente quando o povo perceber que Deus é quem rege suas vidas, ele será verdadeiramente convertido.





 
By google.





8.  Como Daniel ficou quando o rei terminou de ouvir o sonho? (Daniel 4 : 19) .



“19     Então Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito por uma hora, e os seus pensamentos o turbavam; falou, pois, o rei, dizendo: Beltessazar, não te espante o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar, dizendo: Senhor meu, seja o sonho contra os que te têm ódio, e a sua interpretação aos teus inimigos.”



Nota:  Daniel não se exaltou pela calamidade deste sonho revelado sobre a queda de Nabucodonosor, mas mostrou a real preocupação de um verdadeiro servo de Deus. Daniel sabia que era uma mensagem difícil para Nabucodonosor. Ele sabia que o rei poderia lhe matar por lhe informar tão más notícias.





 
By google.




9. O que Daniel disse representar a árvore do sonho? (Daniel 4 : 20 - 22).




 “20     A árvore que viste, que cresceu, e se fez forte, cuja altura chegava até ao céu, e que foi vista por toda a terra;

21     Cujas folhas eram formosas, e o seu fruto abundante, e em que para todos havia sustento, debaixo da qual moravam os animais do campo, e em cujos ramos habitavam as aves do céu;

22     És tu, ó rei, que cresceste, e te fizeste forte; a tua grandeza cresceu, e chegou até ao céu, e o teu domínio até à extremidade da terra.”



By google.



10.  O que aconteceu a Nabucodonosor durante sete anos e como Deus esperou que Nabucodonosor  aprendesse a lição? (Daniel 4 : 23 - 25) .

“23     E quanto ao que viu o rei, um vigia, um santo, que descia do céu, e dizia: Cortai a árvore, e destruí-a, mas o tronco com as suas raízes deixai na terra, e atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e a sua porção seja com os animais do campo, até que passem sobre ele sete tempos;

24     Esta é a interpretação, ó rei; e este é o decreto do Altíssimo, que virá sobre o rei, meu senhor:

25     Serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.” 



Nota:  Nabucodonosor – o dominador do mundo – se tornou como um animal estúpido. É Deus quem faz subir reis; É Deus quem faz destronar reis. Nabucodonosor deveria aprender a verdade básica do evangelho. Ele deveria ser submisso a vontade de Deus para reger a sua vida. Deus está vitalmente interessado no povo e quer que reconheçam a Ele como o regente de seus corações.





11. Que conselho Daniel deu a Nabucodonosor? (Daniel 4 : 27) .

“27     Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade.”

Nota:  Somente pelo total compromisso de sua vida a Deus, ele seria capaz de reverter esta calamidade próxima.




By google.




Insanidade e Reforma.


12. O que aconteceu a Nabucodonosor um ano depois? (Daniel 4 : 28 - 33).


“28     Todas estas coisas vieram sobre o rei Nabucodonosor.

29     Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de Babilônia,

30     Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?

31     Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino.

32     E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.

33     Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.”



Nota:  Deus pacientemente esperou por um ano inteiro, na esperança que Nabucodonosor responderia. Algumas vezes as pessoas se afundam profundamente antes de reconhecerem sua necessidade. Isto aconteceu a Nabucodonosor. A profecia foi cumprida ao pé da letra e o rei ficou insano por sete anos.






13. Quem Nabucodonosor louvou quando retornou sua sanidade sete anos mais tarde e quais foram suas últimas palavras de testemunho?  (Daniel 4 : 34 - 37).


  “34     Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.

35     E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?

36     No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus senhores; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada.

37     Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.”



Nota:  Passaram-se trinta anos, mas finalmente Nabucodonosor reconheceu o Deus verdadeiro. Nabucodonosor não mais se exaltou e louvou o Deus do céu. Uma vez que as pessoas reconhecem Deus como o regente de suas vidas, elas têm paz verdadeira.




By google.




Deus Salva o povo ainda Hoje!


O que Deus fez para o rei da antiga Babilônia, quer fazer para homens e mulheres hoje. Deus está ansioso para salvar o povo agora, como Ele salvou Nabucodonosor. Algumas vezes Ele permite que caiamos na sarjeta antes que Ele possa nos levantar e redimir-nos ... Mas Ele permitirá o que for necessário acontecer a fim de que possa nos alcançar com a verdade do seu evangelho. Deus não salvou Nabucodonosor porque ele foi bom. Ele foi um orgulhoso e arrogante ditador. Deus ainda o amava e estendeu Seus frutos de graça  a ele ... Algumas vezes o povo sente que Deus não pode salvá-lo por causa do que tem feito ... Mas a história de Nabuconodosor nos encoraja a todos que Deus ainda pode salvar o povo a despeito de suas experiências no passado.







 14. Como Deus salva o povo hoje? (Efésios 2 : 8 - 9).



8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

9 não por obras, para que ninguém se glorie.”


Nota:  Graça é um favor de Deus que não merecemos de Deus. O povo não a merece; não pode ganhá-la. Ela vem como um livre presente através da fé em Jesus...” 



By google.





15. Como chamou salvação o apóstolo Paulo? (Romanos 6 : 23).


 “23 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. ”


16.O que deve fazer uma pessoa para aceitar a graça da vida eterna oferecida por Jesus? (Atos 16:30, 31)

“30 Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo? 

31 Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa.”

Nota:  A palavra “crer” significa confiar implicitamente, confidenciar e ter fé em Jesus. As pessoas devem, como Nabucodonosor, permitir que Deus tenha o controle total de suas vidas. 






By google.


17.Quais são os quatro passos que o povo tem de assumir para vir  a Jesus?



 “16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” 
 (João 3 : 16).

“.18 Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: "Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! ” 
(Atos 11 : 18).


 “9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. ”  
(I João 1:9).


20 Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. ”  (Apocalipse 3 : 20).



By google.



 18.Quando o povo der estes quatro passos e convidar Jesus para sua vida, 
como sua oração será respondida? (Marcos 11:24) 


“Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.”



Nota:  Quando as pessoas simplesmente com fé orarem e convidarem o Senhor Jesus para dentro dos seus corações, elas saberão que Ele entrou. A Bíblia diz que isto acontece quando as pessoas crêem. Não porque são boas, não porque sentem algo especial, mas porque Jesus prometeu entrar quando Ele é convidado a vir adentrar seus corações.




 By you tube.








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário